domingo, 21 de junho de 2015

Buddy Holly - I'm gonna set my foot down


Existe um ditado - que até aparece no filme Whiplash - de que quem não sabe tocar, toca rock.
O rock surgiu das margens da sociedade. E nada mais esperado de um gênero de origens tão simples que ele fosse, também, simples.

É verdade que com o tempo ele foi evoluindo. Isso porque gente que já possuía estudo musical passou a entrar na moda do momento.

Outros passaram a conhecer música e desenvolver uma estética mais refinada enquanto criavam - é o caso dos Beatles, Beach Boys, The Who.

Mas o que esperar de jovens que aprendiam a tocar nas ruas? Olhando o amigo tocar, que aprendeu com outro amigo.

Pois é, meus caros. Música não é fácil de se aprender, nem se aprende sozinho - e não sou especialista porque comento aqui, sou simplesmente um metido a besta.

Miles Davis para se tornar Miles Davis, antes, estudou na Juilliard.

Mas o rock saiu das margens da sociedade para se lançar ao centro dela. Tornou-se moda e adentrou os lares mais tradicionais.

O que acontece é que, não raro, o rock em seus muitos anos de existência, sempre foi chegado também à uma moda estética.

Se uma música - e mais tarde, álbum - dava certo com determinada proposta, outras bandas passariam a fazê-la até esgotá-la.

Porque se deu certo uma vez, dará uma segunda. E uma terceira.

E aí se dá o problema da falta de conhecimento do rock. Une-se apelo popular ao pouco conhecimento de diversificar esteticamente - coisa que seria amplamente realizada a partir da segunda metade da década seguinte.

Para exemplificar, tomamos aqui uma canção de nosso querido Buddy Holly.

I'm gonna set my foot down é um exemplo típico de canção que segue uma estrutura semelhante ao que já era feita no gênero. E porque dava certa, era repetida.

O negócio é que esta estrutura se torna o mais próximo possível de uma marca. E muitas vezes a música rockabilly será pensada como partindo de uma estrutura temporal, de pausas, semelhante à encontrada nesta música.


[note a semelhança entre a introdução da música de Holly com a introdução da canção famosa na voz de Bill Haley, Rock around the clock]

Nenhum comentário: