quinta-feira, 11 de junho de 2015

Buddy Holly - Raining in my heart


Qual seria a característica mais marcante do rock?

Muitos dirão ser a presença da guitarra. A imagem de um guitarrista salta aos olhos de muitos amantes do gênero, em grande parte devido ao grande número de bons guitarristas que surgiram ao longo das décadas. 

Jimi Hendrix, Keith Richards, George Harrison, Jimmy Page, Pete Townshend, e tantos outros.

É muito natural esta associação, em boa parte vinda da origem do rock: vejamos o caso do blues, por exemplo. No blues, muitas são as músicas tocadas se valendo somente de uma guitarra - acústica ou elétrica. A presença do instrumento é o que marca a música, o que dá seu tom de lamento. Não tanto um lamento como de Girl on my mind, que vimos anteriormente, ainda assim um lamento - a origem do termo blues.

Então, seria rock sem a presença de guitarra? Com o passar do tempo, muitos foram os exercícios que nos mostraram que sim, o rock pode ser feito sem guitarra.

Não estaria se deturpando seu princípio? De maneira alguma. Na verdade, esta construção musical ampliou o vocabulário do gênero fazendo com que uma banda como The Beatles gravassem canções tão diversas quanto Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band e She's Leaving Home em um mesmo álbum. A presença da guitarra na primeira é muito perceptível, enquanto na segunda ela é abolida.

Buddy Holly já fazia isso na década anterior. Em muitas ocasiões ele é apontado como sendo influência dos Beatles. Em música como Raining in my heart compreendemos que isso possa ser uma possibilidade, sim.

A música faz serviço semelhante ao dos Gerswin ao jazz: dar o toque de música clássica ao gênero. No caso, o instrumental roqueiro é deixado de lado para dar espaço a uma orquestra diminuída, com espaço para instrumentos de corda (violinos, violão), flauta.

O toque de classicismo ao gênero vem em boa hora. Como já dissemos, o rock não era bem visto - como novidade nenhuma costuma ser. Demonstrar que o rock não é só "barulho" é essencial. Mas mais que isso: é a oportunidade de ampliar a área de alcance das composições. Se o jazz tem diversas vertentes (trompete, piano, orquestra...), era chegado o momento de também o rock ter a sua variação.

Raining in my heart não é necessariamente a pioneira*, mas é uma das obras mais belas deste rock "orquestra".

[nota: a canção não foi composta por Buddy Holly]




*afirmo isto por desconhecimento histórico meu. Caso o leitor conheça alguma canção de rock orquestrada que date de antes de outubro de 1958, por favor, deixe nos comentários.

Nenhum comentário: